Fluxo de Desenvolvimento
O/A docente conteudista interessado em desenvolver uma Tecnologia Digital Educacional (TDE) deve submeter uma proposta para a Coordenação da CPTE, via e-mail (cpte@ifsul.edu.br) ou memorando, abordando uma prévia de planejamento, contendo os seguintes itens:
- Justificativa
- Objetivos
- Metodologia
- Cronograma de execução
- Resultados esperados
- Recursos utilizados (infraestrutura, humanos, financeiros)
- Referências.
Fica a critério do Departamento de Educação a Distância e da Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais avaliar as propostas recebidas e verificar se as mesmas estão de acordo com a política institucional do DETE/CPTE.
Após aprovada a mesma passa por todo o Fluxo de Desenvolvimento de Tecnologias Digitais Educacionais apresentados na Figura abaixo:
Primeiramente haverá uma reunião (presencial ou virtual) com o/a Design Instrucional, a fim de conhecer os processos e a documentação padrão que a CPTE utiliza para o desenvolvimento das tecnologias digitais educacionais, bem como às ferramentas de trabalho e comunicação que serão utilizadas durante o processo de criação.
Após a entrega dos conteúdos, a tecnologia digital passa pela revisão por parte dos DIs. Nessa etapa, será verificado se a documentação necessária está preenchida e de forma correta, nos padrões da CPTE.
Quando o material estiver todo finalizado este deve passar pela revisão pedagógica, com o objetivo de verificar se o mesmo está didático para o/a aluno/a, de fácil compreensão e se a proposta condiz com o apresentado na idealização inicial. Após a revisão pedagógica, o material deve passar pela revisão linguística, com o objetivo de fazer os ajustes linguísticos necessários, tanto de forma e como de conteúdo nas tecnologias digitais educacionais propostas.
Link para o Guia de orientações gerais de revisão: (.pdf)
Com o conteúdo da tecnologia digital educacional criada, o/a Design Gráfico fica responsável pela criação do padrão gráfico para a proposta, bem como o desenvolvimento de outros materiais e interfaces gráficas: ícones, imagens, panfletos, folders, banners, pôsteres, revistas, livretos, e-books, ilustrações, infográficos e templates, caso necessário.
Caso seja uma tecnologia educacional digital que necessite de vídeos ou animação, primeiramente o/a docente conteudista deve gravar os conteúdos ou repassar os roteiros de animação para a Equipe de Vídeos. Nesta etapa, a equipe de edição de vídeos irá desenvolver uma padronização para as vídeoaulas bem como para as animações.
Como última etapa, a Equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação à Educação (TICAE) fica responsável por dar apoio ao desenvolvimento da tecnologia digital. Às atividades de apoio que a TICAE pode dar:
- auxílio ou postagem dos materiais dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle;
- desenvolvimento desses recursos educacionais;
- suporte no uso das tecnologias digitais.
Redes Sociais