Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Rede e-Tec IFSul é retomada com 47 polos de cursos técnicos subsequentes no RS e 2910 novos alunos na instituição
Início do conteúdo da página

Rede e-Tec IFSul é retomada com 47 polos de cursos técnicos subsequentes no RS e 2910 novos alunos na instituição

Publicado: Domingo, 25 de Fevereiro de 2024, 20h44 | Última atualização em Domingo, 25 de Fevereiro de 2024, 20h44

Aula inaugural acontece dia 26 de fevereiro, às 19h 30min com os cursos técnicos em contabilidade, meio ambiente e administração, através do link https://youtube.com/live/SOtd5lmPFHM

 

A partir do ano de 2022, a Pró-reitoria de Ensino do IFSUL começou com o trabalho de reorganização e reconfigurou em caráter piloto, a rede e-Tec/IFSul, que consiste, nesse momento, de uma oferta por esforço próprio da instituição, onde os municípios criam as dependências físicas e pedagógicas dos polos de cursos técnicos e o IFSUL, através do campus matriculante, oferece o curso propriamente dito, através dos câmpus. 

Sessenta municípios do Rio Grande do Sul solicitaram credenciamento institucional, porém apenas 47 polos foram aprovados pela comissão avaliadora designada pela Pró-reitoria de Ensino, através do departamento de educação a distância. 

Para o pró-reitor de ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento, "o projeto é inovador, pois os municípios tiveram de se credenciar cumprindo todo o protocolo novo desenvolvido pela Pró-reitoria de Ensino, desde salas de aulas, biblioteca básica, internet, placas de identificação, aprovação de projeto de lei na câmara de vereadores do município e a remuneração dos tutores presenciais do curso, coordenação pedagógica dos polos e demais equipes do polo. Cada município e polo passaram por avaliação, acordos de cooperação foram assinados, pois a qualidade do polo e a responsabilidade das partes, foram elementos balizadores, garante o dirigente do ensino". 

A parceria da rede e-Tec IFSUL conta com a participação de quatro câmpus matriculantes na oferta onde a eles, a Pró-reitoria de Ensino encaminhou a aprovação das Funções Coordenadas de Curso (FCC): Pelotas-Visconde da Graça, Venâncio Aires, Passo Fundo e Lajeado. 

Nesse momento o Câmpus Pelotas-Visconde da Graça está ofertando os cursos e a equipe de trabalho se dá pelo Departamento de Educação a Distância e os demais câmpus estão assumindo a coordenação pedagógica dos cursos e a responsabilidade nos polos que a ele foram designados. 

Para o Chefe do Departamento de Ead do câmpus Pelotas-Visconde da Graça, Franco Alexandre Dariz, "promover essa oferta tão grande, em tamanho e sobretudo em importância, é um desafio enorme. Para além da imensa logística a ser aplicada, requer uma equipe de pessoas abnegadas e que acreditam que a transformação da sociedade naquilo que almejam passa, obrigatoriamente, pela Educação pública, de qualidade e socialmente referenciada. Reitera que, com essa oferta na modalidade a distância, o IFSul eleva seu compromisso com a democratização da Educação, uma vez que alcança municípios de todos os portes e pessoas de todas as classes sociais, indistintamente".

O polo e-Tec IFSul credenciado, passará a ofertar cursos de formação inicial e continuada, além de cursos técnicos e também cursos de educação superior, desde que aprovados pela Pró-reitoria de Ensino.  

Os cursos ofertados nesse momento são os cursos técnicos de Contabilidade, Administração e Meio Ambiente pelo câmpus Pelotas-Visconde da Graça. 

Para a coordenadora da rede e-Tec IFSul, Roselia Souza, "a intenção é expandir a oferta no segundo semestre, com a perspectiva de retorno do Programa para funcionários servidores da escolas municipais e estaduais, com os cursos técnicos em Secretariado Escolar, Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos e Infra-estrutura Escolar e também a oferta do curso de técnico da defesa civil, devido aos fenômenos ambientais ocorridos no RS". 

Segundo o Chefe do Departamento de Educação a Distância e Novas Tecnologias do IFSul, Jander Monks, “a atuação do IFSul em vários municípios do RS,  alinha-se com a missão do Instituto de Implementar processos educativos, públicos e gratuitos, ampliando as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social. 

A modalidade da educação a distância  estimula a interiorização e a democratização do ensino, comprovada pela qualidade dos cursos ofertados pelo IFSul e pelo interesse dos municípios, que proporcionam a sua população de abrangência oportunidades de qualificação profissional, melhorando os arranjos produtivos locais, ratifica Jander. 

A rede e-Tec IFSul registra a retomada com a aula inaugural dos cursos técnicos de contabilidade, administração, meio ambiente, administração pelo campus CaVG, através do link https://youtube.com/live/SOtd5lmPFHM, às 19h30min, onde todos os polos estarão conectados com seus alunos.

Confira o mapa dos polos onde ocorre a oferta:

 

 

Fonte

registrado em:
Fim do conteúdo da página