Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fluxo de Desenvolvimento
Início do conteúdo da página

Fluxo de Desenvolvimento

Publicado: Sexta, 16 de Julho de 2021, 17h17 | Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 17h25 | Acessos: 124

O/A docente conteudista interessado em desenvolver uma Tecnologia Digital Educacional (TDE) deve submeter uma proposta para a Coordenação da CPTE, via e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) ou memorando, abordando uma prévia de planejamento, contendo os seguintes itens:

  • Justificativa
  • Objetivos
  • Metodologia
  • Cronograma de execução
  • Resultados esperados
  • Recursos utilizados (infraestrutura, humanos, financeiros)
  • Referências.

Fica a critério do Departamento de Educação a Distância e da Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais avaliar as propostas recebidas e verificar se as mesmas estão de acordo com a política institucional do DETE/CPTE.

Após aprovada a mesma passa por todo o Fluxo de Desenvolvimento de Tecnologias Digitais Educacionais apresentados na Figura abaixo:

 

Primeiramente haverá uma reunião (presencial ou virtual) com o/a Design Instrucional, a fim de conhecer os processos e a documentação padrão que a CPTE utiliza para o desenvolvimento das tecnologias digitais educacionais, bem como às ferramentas de trabalho e comunicação que serão utilizadas durante o processo de criação.

Após a entrega dos conteúdos, a tecnologia digital passa pela revisão por parte dos DIs. Nessa etapa, será verificado se a documentação necessária está preenchida e de forma correta, nos padrões da CPTE.

Quando o material estiver todo finalizado este deve passar pela revisão pedagógica, com o objetivo de verificar se o mesmo está didático para o/a aluno/a, de fácil compreensão e se a proposta condiz com o apresentado na idealização inicial. Após a revisão pedagógica, o material deve passar pela revisão linguística, com o objetivo de fazer os ajustes linguísticos necessários, tanto de forma e como de conteúdo nas tecnologias digitais educacionais propostas.

Com o conteúdo da tecnologia digital educacional criada, o/a Design Gráfico fica responsável pela criação do padrão gráfico para a proposta, bem como o desenvolvimento de outros materiais e interfaces gráficas: ícones, imagens, panfletos, folders, banners, pôsteres, revistas, livretos, e-books, ilustrações, infográficos e templates, caso necessário.

Caso seja uma tecnologia educacional digital que necessite de vídeos ou animação, primeiramente o/a docente conteudista deve gravar os conteúdos ou repassar os roteiros de animação para a Equipe de Vídeos. Nesta etapa, a equipe de edição de vídeos irá desenvolver uma padronização para as vídeoaulas bem como para as animações.

Como última etapa, a Equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação à Educação (TICAE) fica responsável por dar apoio ao desenvolvimento da tecnologia digital. Às atividades de apoio que a TICAE pode dar:

  • auxílio ou postagem dos materiais dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle;
  • desenvolvimento desses recursos educacionais;
  • suporte no uso das tecnologias digitais.
Fim do conteúdo da página