Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Universidade Aberta do Brasil

Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2016, 22h04 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2024, 16h21 | Acessos: 8156

Universidade Aberta do Brasil

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um projeto construído pelo Ministério da  Educação em parceria com os Estados, Municípios, Institutos Federais e Universidades  Públicas de Ensino Superior para oferta de cursos de Graduação, Pós Graduação e de  Extensão Universitária visando ampliar o número de vagas da educação superior para a  sociedade, promover a formação inicial e continuada para os profissionais do magistério  e para os profissionais da administração Pública, para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da  educação a distância. 

O Sistema (UAB, programa instituído pelo MEC, por meio do Decreto 5.800, de 08 de  junho de 2006, executado em Regime de Cooperação Técnica, celebrado em acordo  assinado, conta com três participantes no processo: 

- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que é o órgão  financiador, coordenador e fiscalizador do sistema; 

- Instituição pública de ensino superior (IPES), que figura como ofertante dos cursos a  distância, no nosso caso o próprio IFSul; 

- Governo do Distrito Federal, Estado ou Município, que figura como proponente de Polos  de apoio presencial à educação a distância. 

Para ingressar nos cursos, é preciso ter concluído o ensino médio e realizar um processo  seletivo no Instituto Federal. 

A intenção da UAB é unir presencial e a distância, levando cursos superiores para os  municípios que não têm acesso. A democratização do conhecimento, como o nome já diz,  deve atender a todos as cidadãs e os cidadãos e está regida pela Constituição Federal do  Brasil. 

A UAB conta no estado do Rio Grande do Sul com uma rede de polos de apoio presencial  para desenvolvimento dos cursos. Os polos de apoio presencial são as unidades  operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e  administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições  públicas de ensino superior no âmbito do Sistema UAB. Em sua maioria são mantidos 

por Municípios, os polos oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para  que os alunos possam acompanhar os cursos a distância. 

Na opinião do Coordenador Geral da UAB no IFSul, o professor Ricardo Rios Villas  Boas, "A EaD está conquistando cada vez mais espaço, devido a qualidade dos cursos,  um trabalho sério, inovador e comprometido com a aprendizagem da/o estudante adequado as novas realidades, sejam pessoais e/ou profissionais, viabilizando  oportunidade de formação educacional, pública, gratuita, de qualidade e inclusiva” 

Durante décadas a educação a distância foi vista com preconceito e até marginalizada.  Hoje é reconhecida e respeitada, pesquisadores e educadores a consideram uma  modalidade capaz de democratizar o acesso a educação, para a formação do cidadão e o  desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Está ultrapassada a ideia de que o  aprendizado com qualidade só é possível com estudantes e professores restritos a sala de  aula no ensino presencial. 

A Educação a Distância não substitui a educação presencial, dá-lhe outros parceiros, abre lhe novos horizontes. Ela é versátil, inovadora, alcança um grande número de pessoas,  adapta-se ao ritmo de aprendizagem de cada um, desenvolve a independência e a  autonomia, permitindo a aprendizagem colaborativa e em rede. 

No IFSul, a UAB teve efetivamente o seu início no ano de 2007, com a oferta do Curso  Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet a Distância (CSTSIaD. 

A seguir, ofertou 02 (dois) cursos de pós-graduação Lato sensu (Especialização): - Espaços e Possibilidades de Educação Continuada (CPEaD); e 

- Mídias na Educação; 

A oferta dos 03 (três) cursos citados ocorreu até o ano de 2018, a partir daí, as 02 (duas)  primeiras licenciaturas foram ofertadas, Pedagogia e Formação Pedagógica para  Graduados não Licenciados., pelo IFSul, através da CAPES/UAB e com a parceria da  Rede de Educação Profissional e Tecnológica dos Institutos Federais. 

Conforme a linha do tempo a seguir apresentada, podemos observar a oferta dos cursos, para atender as demandas das comunidades do Rio Grande do Sul.

 

COORDENADOR GERAL DA UAB NO ÂMBITO DO IFSUL
Ricardo Rios Villas Boas
Email: uab@ifsul.edu.br | ricardoboas@ifsul.edu.br

COORDENADORA ADJUNTA DA UAB NO ÂMBITO DO IFSUL
Marla Cristina da Silva Sopeña
Email: marlasopena@ifsul.edu.br

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página