Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Rede e-Tec Brasil

Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2016, 11h25 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 16h15 | Acessos: 5674

COORDENADORA GERAL DA REDE e-TEC NO ÂMBITO DO IFSUL
Roselia Souza de Oliveira
Email:  roseliaoliveira@ifsul.edu.br

COORDENADOR ADJUNTO DA REDE e-TEC NO ÂMBITO DO IFSUL
Everton Maskud Medeiros
Email: evertonmedeiros@ifsul.edu.br


A Rede e-Tec Brasil foi criada em 2011 pelo Ministério da Educação (Decreto nº 7.589) em substituição ao Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil).

Sua finalidade é desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade da educação a distância, ampliando e democratizando a oferta e o acesso à educação profissional pública e gratuita no País.

Constitui uma das iniciativas estratégicas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), incorporada ao Pronatec, para potencializar a interiorização e democratização da oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

No apoio à oferta de cursos de EPT a distância, a Rede e-Tec atua: 

           - no desenvolvimento de ações para produção e compartilhamento de material didático-pedagógico para a EPT a distância;

           - na realização de pesquisas para aprimoramento da gestão administrativa e pedagógica das instituições;

           - no estímulo à utilização de plataformas de acesso livre para a difusão de cursos de EPT a distância;

           - na promoção de acessibilidade de estudantes com necessidades especiais e;

           - no fornecimento de equipamentos e laboratórios para apoio à oferta de cursos.

Está também entre os objetivos da Rede e-Tec:

           - o estímulo ao desenvolvimento de cursos de qualificação profissional, incluindo a formação inicial e a formação continuada de docentes, gestores e técnicos administrativos da EPT, na modalidade de EAD;

           - o incentivo às instituições públicas de ensino a desenvolverem projetos de pesquisa e metodologias educacionais em EAD na área de formação inicial e continuada de docentes de EPT.

A partir dos resultados alcançados pela oferta de cursos de educação Profissional e Tecnológica (EPT) a distância, bem como o desafio de ampliar a oferta da EPT no País, de forma a atingir as metas 10 e 11 estabelecidas pelo PNE 2014 - 2024, a Rede e-Tec foi revista e ampliada em 2015.

O objetivo foi atender aos diferentes níveis da educação profissional e tecnológica: da formação inicial e continuada ou qualificação profissional à pós-graduação.

Seus cursos a distância também passaram a ser custeados pela iniciativa da Bolsa Formação do Pronatec, a partir da Portaria nº 1.152 de 2015 do Ministério da Educação.

Neste processo, a Rede e-Tec assume também o fomento à oferta de cursos do Programa de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica (Profuncionário) . Em 2017 passa a contemplar também cursos técnicos ofertados na forma concomitante no âmbito do Programa Mediotec.

Fim do conteúdo da página