Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2016, 17h12 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 09h52 | Acessos: 28204

O Portal de Educação a Distância (EaD), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) é uma iniciativa do da Pró-reitoria de Ensino (PROEN) em parceria com o Departamento de Educação a Distância e Novas Tecnologias (DETE) e a Coordenação de Produção de Tecnologias Educacional (CPTE). 

Nele, a comunidade encontra informações relevantes sobre as ações de educação a distância existentes na instituição.

Desta maneira, estudantes e professores, tanto dos cursos a distância como dos cursos presenciais, do IFSul, podem se beneficiar dos recursos de tecnologia educacional.

Redes Sociais
Instagram DETE: @deteifsul
Linktr.ee DETE: @deteifsul
YouTube CPTE: @CPTEIFSUL

 

O que é Educação a Distância?

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino prevista no Art. 80 da LDB e regulamentada pelo Decreto Nº 9.057/2017.  A Ead é uma forma de ensino e de aprendizagem mediados por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICS) que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes.

 

Educação a Distância no IFSul

A Educação a Distância no IFSul, passou a ser ofertada desde 2007, quando se iniciou a oferta de curso EaD em nível superior através do Programa Universidade Aberta do Brasil. Em 2009, o IFSul passou também a contar com a oferta de cursos em nível técnico através do Programa Rede e-Tec Brasil. Em 2012 foi ofertada a primeira turma do Programa Profuncionário da Rede e-Tec Brasil.

Atualmente o IFSul oferta cursos na modalidade EaD de nível técnico, superior e especializações.

 

Rede e-Tec Brasil

A Rede e-Tec Brasil foi criada em 2011 pelo Ministério da Educação (Decreto n° 7.589) em substituição ao Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil).  

Sua finalidade é desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade da educação a distância, ampliando e democratizando a oferta e o acesso à educação profissional pública e gratuita no País. 

 

Universidade Aberta do Brasil

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005 com o intuito de expandir a oferta de cursos superiores em instituições públicas, seja de graduação ou pós-graduação, principalmente para o interior do Brasil.

Seu objetivo é articular e integrar o sistema nacional de educação superior. Para isto a UAB não propõe a criação de uma nova instituição de ensino, mas sim, a articulação das já existentes, possibilitando levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.







 

Fim do conteúdo da página