Página inicial > O que é? > Uncategorised > IFSul e Prefeitura de Pinheiro Machado se reúnem para viabilizar a implantação de um Polo UAB no município

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 17h54 | Última atualização em Quinta, 28 de Abril de 2022, 16h31 | Acessos: 373

Após algumas reuniões online, em dezembro de 2021 atendendo o convite do Executivo Municipal de Pinheiro Machado, a Vice-reitora  Veridiana Krolow Bosenbecker, o Pró-reitor de Ensino Rodrigo Nascimento da Silva e o Diretor de Políticas de Ensino e Inclusão, Leonardo Betemps representando o IFSul, reuniram-se na Secretaria de Educação deste município, tendo como parte interessada a Secretária de Educação  Jaqueline Castro dos Santos, o Prefeito Ronaldo Costa Madruga,  Vice-Prefeito xxxxxxxxxxxxxxxxxxViviane Barbosa, chefe do departamento de Administração Geral da Prefeitura de Pinheiro Machado e a Câmara de vereadores.

Na ocasião, o Pró-reitor de Ensino Rodrigo Nascimento explanou sobre a possibilidade de criação de um Polo da Universidade Aberta do Brasil neste município, bem como das exigências e dos procedimentos para o encaminhamento da documentação necessária e demais procedimentos para a aprovação de um Polo Junto à CAPES.

A Vice-reitora do IFSul ressaltou a importância da parceria que deve existir sempre entre o município e o Polo UAB, pois é fundamental para que sejam estabelecidas ações que visem minimizar as situações adversas que possam surgir e garantir a permanência e o êxito dos estudantes que se matriculam nos cursos.

Após a reunião na Prefeitura, também foram realizadas visitas em escolas da cidade, com o objetivo de escolher um locar para a criação do Polo UAB. Atualmente o Polo já se encontra aprovado pela CAPES, no aguardo da oferta de cursos.

Para a chefe de Gabinete Lóren Pinto Ferreira, a instalação do Polo possibilitará aos pinheirenses e às pessoas das cidades vizinhas o acesso ao ensino superior gratuito. “A instalação de um polo da Universidade Aberta do Brasil em nosso município é uma enorme conquista, pois ela possibilitará aos pinheirenses e, também, às pessoas das cidades vizinhas o acesso ao ensino superior gratuito por intermédio de renomadas instituições federais, o que já garante a qualidade do ensino que colocaremos à disposição da nossa comunidade”, comemorou Lóren.

Recentemente foram aprovados para serem ofertados à comunidade pinheirense, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), os cursos de Especialização em Docência para a Educação Tecnológica pelo IFSul , Licenciatura em Pedagogia pela FURG e Licenciatura em Letras Português pela Unipampa.

Ressalta-se que os cursos são gratuitos e que o governo municipal optou neste momento por cursos na área da educação em razão de haver demanda no mercado de trabalho e também em razão do município já possuir a infraestrutura necessária para esses cursos.

“A universidade em Pinheiro Machado garante que os pinheirenses cursem ensino superior, sem precisar arcar com despesas de transporte. No futuro poderão ser ofertados outros cursos como por exemplo matemática, educação física, entre outros”, ressaltou a coordenadora Professora Ana Luisa Amaro Fernandes.