Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Metodologia
Início do conteúdo da página

Metodologia

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2016, 17h29 | Última atualização em Terça, 10 de Julho de 2018, 11h23 | Acessos: 3021
Equipes Multidisciplinares

A Educação a Distância direciona para a formação de equipes multidisciplinares. Não é possível estruturar uma EAD de qualidade sem o apoio sistemático a essas equipes. O CPTE cumpre papel essencial no apoio e estruturação dessas equipes.
Uma equipe multidisciplinar, com pequenas variações de um programa de fomento (e-Tec e UAB) para outro será composta de:

Metodologia

Nos cursos a distância ou semipresenciais ofertados pelo IFSul serão considerados como princípios:

  • uma metodologia de ensino que privilegie a construção dos conhecimentos como princípio educativo;
  • a flexibilidade, quanto ao respeito ao ritmo e condições do estudante para aprender o que se exigirá dele;
  • a autonomia dos estudantes e o autogerenciamento da aprendizagem;
  • a interação como ação compartilhada em que existem trocas, capazes de contribuir para evitar o isolamento e manter o processo motivador da aprendizagem;
  • a contextualização que é um recurso para tirar o estudante da condição de expectador passivo;
  • articulação entre teoria e prática no percurso curricular;
  • o planejamento, considerando as necessidades de aprendizagem e o perfil cultural dos estudantes;
  • o acompanhamento do processo de aprendizagem por professores especialistas, tutores a distância e orientadores acadêmicos (tutores presenciais), assessorados por pedagogos;
  • a motivação do estudante para com o objeto da sua profissão;
  • uma base sólida para a compreensão de conceitos fundamentais voltados à área de atuação;
  • o uso e difusão de novas tecnologias;
  • incentivo à pesquisa como princípio educativo.


O processo de aprendizagem em formato EAD será produzido, executado e avaliado sob responsabilidade do IFSul, com acompanhamento presencial e não presencial.

Os momentos presenciais:

Serão realizados no polo de apoio presencial com a mediação de um tutor presencial. Os polos deverão garantir espaços equipados de forma que permitam a interação, constante reflexão, atividades práticas, debates, avaliação dos conteúdos e o encaminhamento aos estudos independentes.

Os momentos não presenciais:

Ocorrerão por meio do autoestudo através da Internet e do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) - plataforma moodle. Os estudantes serão apoiados pelo tutor a distância.

O material didático produzido para o desenvolvimento de cada um dos conteúdos propostos buscará estimular o estudo e produção individual de cada estudante, não só na realização das atividades propostas, mas também na experimentação.

Cabe ao IFSul, a elaboração do material impresso e no AVA por meio de seus professores conteudistas, do designer instrucional e da equipe de produção de material da Coordenadoria de Produção e Tecnologia Educacional - CPTE do IFSul, bem como, a reprodução e distribuição do material impresso.

Fim do conteúdo da página