Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Metodologia
Início do conteúdo da página

Metodologia

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2016, 17h29 | Última atualização em Terça, 07 de Agosto de 2018, 09h13 | Acessos: 3531

Equipes Multidisciplinares

A Educação a Distância direciona para a formação de equipes multidisciplinares. Não é possível estruturar uma EAD de qualidade sem o apoio sistemático a essas equipes. O CPTE cumpre papel essencial no apoio e estruturação dessas equipes.
Uma equipe multidisciplinar, com pequenas variações de um programa de fomento (e-Tec e UAB) para outro será composta de:

Metodologia:

Nos cursos a distância ou semipresenciais ofertados pelo IFSul serão considerados como princípios:

- Uma metodologia de ensino que privilegie a construção dos conhecimentos como princípio educativo;

- A flexibilidade, quanto ao respeito ao ritmo e condições do estudante para aprender o que se exigirá dele;

- A autonomia dos estudantes e o autogerenciamento da aprendizagem;

- A interação como ação compartilhada em que existem trocas, capazes de contribuir para evitar o isolamento e manter o processo motivador da aprendizagem;

- A contextualização que é um recurso para tirar o estudante da condição de expectador passivo;

- Articulação entre teoria e prática no percurso curricular;

- O planejamento, considerando as necessidades de aprendizagem e o perfil cultural dos estudantes;

- O acompanhamento do processo de aprendizagem por professores especialistas, tutores a distância e orientadores acadêmicos (tutores presenciais), assessorados por pedagogos;

- A motivação do estudante para com o objeto da sua profissão;

- Uma base sólida para a compreensão de conceitos fundamentais voltados à área de atuação;

- O uso e difusão de novas tecnologias;

- Incentivo à pesquisa como princípio educativo.


O processo de aprendizagem em formato EAD será produzido, executado e avaliado sob responsabilidade do IFSul, com acompanhamento presencial e não presencial.

Os momentos presenciais:

Serão realizados no polo de apoio presencial com a mediação de um tutor presencial. Os polos deverão garantir espaços equipados de forma que permitam a interação, constante reflexão, atividades práticas, debates, avaliação dos conteúdos e o encaminhamento aos estudos independentes.

Os momentos não presenciais:

Ocorrerão por meio do autoestudo através da Internet e do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) - plataforma moodle. Os estudantes serão apoiados pelo tutor a distância.

O material didático produzido para o desenvolvimento de cada um dos conteúdos propostos buscará estimular o estudo e produção individual de cada estudante, não só na realização das atividades propostas, mas também na experimentação.

Cabe ao IFSul, a elaboração do material impresso e no AVA por meio de seus professores conteudistas, do designer instrucional e da equipe de produção de material da Coordenadoria de Produção e Tecnologia Educacional - CPTE do IFSul, bem como, a reprodução e distribuição do material impresso.

Fim do conteúdo da página