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Metodologia

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2016, 17h29 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2016, 17h29 | Acessos: 2147
Equipes Multidisciplinares

A Educação a Distância direciona para a formação de equipes multidisciplinares. Não é possível estruturar uma EAD de qualidade sem o apoio sistemático a essas equipes. O CPTE cumpre papel essencial no apoio e estruturação dessas equipes.
Uma equipe multidisciplinar, com pequenas variações de um programa de fomento (e-Tec e UAB) para outro será composta de:

 

Equipe Multidisciplinar

 

 Coordenador do Curso - professor do quadro efetivo do IFSul, com mestrado ou doutorado em área específica relacionada ao curso e responsável pelo seu gerenciamento.


Coordenador de Tutoria - profissional do quadro efetivo do IFSul com formação em área específica relacionada ao curso. Tem a função de apoiar a coordenação de curso com relação à comunicação e interação com os tutores presenciais e a distância.

Coordenador de Orientação Acadêmica - professor, preferencialmente do IFSul, com mestrado ou doutorado em área específica ou em Educação. Responsável por acompanhar as orientações dos Trabalhos de Conclusão de Curso-TCC.

Pedagogo - profissional formado em pedagogia ou pós-graduado na área pedagógica, preferencialmente do IFSul. Auxilia em todo o acompanhamento pedagógico do curso.

Designer Instrucional - professor preferencialmente do IFSul, pós-graduado em área específica relacionada ao curso ou em Educação. Tem a função de garantir que o material didático tenha uma interface de comunicação adequada ao projeto pedagógico do curso.

Professor Conteudista - professor preferencialmente do IFSul, com formação em área relacionada ao curso e/ou disciplina específica. Esse professor é responsável pela elaboração do material didático de sua disciplina.

Professor Especialista/Formador - professor preferencialmente do IFSul, com formação em área específica relacionada ao curso e/ou disciplina específica. Esse professor planeja e gerencia todo o processo de desenvolvimento da aprendizagem na disciplina de sua responsabilidade.

Revisor de Linguagem
- professor preferencialmente do IFSul, com formação específica em Letras. Esse professor é responsável pela revisão de linguagem, semântica e ortografia dos materiais didáticos.

Revisor Especialista - professor preferencialmente do IFSul, com formação em área relacionada ao curso e/ou disciplina específica. Esse professor é responsável pela revisão do conteúdo informacional e tecnológico dos materiais didáticos das disciplinas relacionadas à sua formação.

Tutor a Distância - profissional graduado ou pós-graduado nas áreas específicas das disciplinas oferecidas por semestres/módulos e com experiência mínima de um ano de magistério. O tutor a distância fará orientação e acompanhamento das atividades realizadas online pelos estudantes, por meio do ambiente colaborativo de aprendizagem, tirando dúvidas e corrigindo tarefas.

Tutor Presencial - profissional graduado ou pós-graduado em área específica relacionada ao curso, com experiência mínima de um ano de magistério. Responsável pela orientação e acompanhamento dos estudantes no polo.

Coordenador de Polo - professor da rede pública, graduado e com, no mínimo, 3 (três) anos em magistério na educação básica ou superior. Responsável pela administração do polo e por apoiar a implantação e gestão acadêmica do curso no polo.

Coordenador de EAD - profissional do quadro efetivo do IFSul com formação específica em educação a distância, preferencialmente em nível de pós-graduação. Tem a função de gerenciar os programas de fomento ou projetos governamentais de educação a distância no âmbito do IFSul.

A atuação dos profissionais em EAD apresenta características diferenciadas e claras quanto a seu papel, pois cada um em sua especificidade será um incentivador dos estudantes na busca pelo conhecimento. A responsabilidade de cada profissional está em pesquisar, planejar e aperfeiçoar as metodologias utilizadas na EAD.

 

Metodologia

Nos cursos a distância ou semipresenciais ofertados pelo IFSul serão considerados como princípios:

  • uma metodologia de ensino que privilegie a construção dos conhecimentos como princípio educativo;
  • a flexibilidade, quanto ao respeito ao ritmo e condições do estudante para aprender o que se exigirá dele;
  • a autonomia dos estudantes e o autogerenciamento da aprendizagem;
  • a interação como ação compartilhada em que existem trocas, capazes de contribuir para evitar o isolamento e manter o processo motivador da aprendizagem;
  • a contextualização que é um recurso para tirar o estudante da condição de expectador passivo;
  • articulação entre teoria e prática no percurso curricular;
  • o planejamento, considerando as necessidades de aprendizagem e o perfil cultural dos estudantes;
  • o acompanhamento do processo de aprendizagem por professores especialistas, tutores a distância e orientadores acadêmicos (tutores presenciais), assessorados por pedagogos;
  • a motivação do estudante para com o objeto da sua profissão;
  • uma base sólida para a compreensão de conceitos fundamentais voltados à área de atuação;
  • o uso e difusão de novas tecnologias;
  • incentivo à pesquisa como princípio educativo.


O processo de aprendizagem em formato EAD será produzido, executado e avaliado sob responsabilidade do IFSul, com acompanhamento presencial e não presencial.

Os momentos presenciais:

Serão realizados no polo de apoio presencial com a mediação de um tutor presencial. Os polos deverão garantir espaços equipados de forma que permitam a interação, constante reflexão, atividades práticas, debates, avaliação dos conteúdos e o encaminhamento aos estudos independentes.

Os momentos não presenciais:

Ocorrerão por meio do autoestudo através da Internet e do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) - plataforma moodle. Os estudantes serão apoiados pelo tutor a distância.

O material didático produzido para o desenvolvimento de cada um dos conteúdos propostos buscará estimular o estudo e produção individual de cada estudante, não só na realização das atividades propostas, mas também na experimentação.

Cabe ao IFSul, a elaboração do material impresso e no AVA por meio de seus professores conteudistas, do designer instrucional e da equipe de produção de material da Coordenadoria de Produção e Tecnologia Educacional - CPTE do IFSul, bem como, a reprodução e distribuição do material impresso.

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