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CPEaD

Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2016, 22h33 | Última atualização em Terça, 07 de Agosto de 2018, 11h08 | Acessos: 4169
Especialização em Educação: Espaços e Possibilidades para a Formação Continuada

No intuito de propiciar a formação continuada de professores em serviço, residentes de municípios do interior do sul do Brasil, desprovidos de universidades presenciais, iniciou-se, em 2009, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, em Educação: Espaços e Possibilidades para a Formação Continuada, na modalidade EaD (CPEaD). Esta proposta, desenvolvida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), fundamentou-se na compreensão da diversidade e da multiplicidade inerentes ao processo educativo, que, antes de prover verdades e comportamentos padronizados, compõe-se no lugar historicamente eleito para a reflexão e a discussão. Essa premissa desvela o silêncio que engessa a produção curricular, solicitando a promoção da circulação de referenciais teóricos diversos, olhares múltiplos que, enquanto em movimento, possam desacomodar o aluno-professor, criando a possibilidade de uma outra forma de pensar educação e em um outro modo de “ser” docente.

O desenho do Curso em questão, cuja carga horária é de 530h, desenvolvida em quatro semestres, contempla a prática de uma teoria epistemológico-pedagógica na composição curricular de uma proposta de educação continuada que encontra respaldo no projeto político-pedagógico institucional, contemplando as linhas de força que se quer colocar em movimento.

Nesse sentido, dispuseram-se os quatro módulos do CPEaD, esses, como quatro grandes grupos de conhecimentos, cada qual com sua diversidade e multiplicidade interna, procurando criar dispositivos que facultem a possibilidade de uma estrutura curricular com a qual se possa jogar.

Objetivos do Curso

São objetivos do CPEaD:

- Enfocar a formação dos professores através de uma abordagem coletiva contextualizada em atividades e intervenções no território da própria escola, buscando aproximar os processos da formação continuada da realidade do professor-aluno.

- Buscar atender aos interesses e às necessidades do professor-aluno, valorizando as experiências profissionais numa perspectiva que favoreça a percepção de si nas relações do ambiente educacional, qualificando suas possibilidades de participação como agentes facilitadores da produção de saberes.

- Proporcionar ao aluno-professor subsídios que forneçam uma maior visibilidade sobre a importância da formação permanente, como um instrumento básico no desenvolvimento profissional-docente, sendo sua auto-gestão uma necessidade premente.

- Potencializar no aluno-professor os movimentos de um fazer docente onde a cultura da formação continuada se deve fazer sustentar e ser gerida na própria escola, como forma de desenvolver um processo de formação individual em alinhamento com as consonâncias do desenvolvimento coletivo.

- Precipitar situações em que o aluno-professor possa fazer uma reflexão sobre sua prática, possibilitando uma discussão sobre a diversidade e a multiplicidade do “ser” docente, sua importância individual nos processos de transformação do coletivo, valorizando assim uma atitude que pode desencadear mudanças qualitativas no Ensino Médio.

- Movimentar saberes diversos para potencializar um plano imanente de atuação junto aos professores do currículo de Ensino Médio, privilegiando, através, dessas conjugações a construção de procedimentos estratégicos para qualificação dos processos de Educação continuada.

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